quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

A decoupage

A decoupage é um processo artesanal feito em madeira, mais precisamente em objetos de madeira MDF, que é aquele marrom bem mais fininha do que outros tipos de madeira.
A decoupage consiste na ”colagem” de figuras, seja de revistas ou outros materiais, diretamente na madeira, e após isso, receber u revestimento com cola especial. Os resultados da decoupage são lindos: dependendo do tipo de estampa 
utilizado, o aspecto final é de como se um vidro estivesse sobre as figuras. Fica divino, mesmo.
Para você que gosta de artesanato, mas não sabe como começar um processo de decoupage, montamos um passo a passo para iniciantes, que traz todas as etapas de uma decoupage aplicada em uma pequena caixa de MDF. Uma vez aprendida, esta técnica pode ser aplicado em qualquer tipo de objeto em MDF. A variedade de modelos destes objetos é muito grande, e vai desde pequenas caixinhas de joias, até grandes painéis que podem ser pendurados em parede.
MDF (medium-density fiberboard ou placa de fibra de madeira de média densidade) é um material derivado da madeira. O MDF pode ser facilmente encontrado, é barato e serve de matéria-prima para milhares de coisas. Basta usar a imaginação.

Para iniciar a decoupage você precisará de:
- 1 pincel médio e 1 pincel grande;
- 1 caixa de madeira do tipo MDF (modelos e tamanhos ficam ao seu critério);
- Tinta Acrílica Fosca;
- Cola especial para decoupage em madeira;
- Guardanapos;
- 1 tesoura pequena;
- Verniz em spray;
- Lixa para madeira (deve ser uma lixa bem fina).
Como Fazer?
Lixe bem a peça, e após lixá-la, passe a tinta acrílica. Utilize o pincel médio, e passe a tinta em todos os cantinhos. Não se esqueça de deixar o espaço aonde as imagens serão coladas, sem tinta.
Em seguida, cole as imagens e desenhos, utilizando a cola especial para decoupage. Não utilize muita cola. Coloque as imagens com cuidado, para não correr o risco de enrugá-las. Caso a imagem ou o desenho ganhe bolhas enquanto for colado, recomenda-se a utilização de um plastico bem fino para suavizar as bolhas. Vá esfregando cuidadosamente até as bolhas desapareceram por completo.
Após feita toda a colagem, finalize o trabalho. Isso será feito com o verniz em spray. Aplique com cuidado o verniz sob toda a peça, e deixa secar na sombra, com o vento natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário