quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Cupcake afinal o qué?

Os cupcakes também são conhecidos como bolinhos de fada ou bolo de caneca e são pequenos bolos com o intuito de servir uma única pessoa. Eles geralmente são assados em forminhas de papel ou de alumínio e são bem decorados com glacê ou outro tipo de cobertura.
História
A primeira vez que se ouviu falar em algo parecido com o cupcake foi em 1796, em uma receita que pedia que um bolo fosse assado em 
xícaras pequenas, no livro American Cookery de Amelia Simms. Em 1828, o termo cupcake foi usado no livro 75 receipts for pastry, cakes and sweetmeats de Eliza Leslie.
No início do século 19, usava-se o nome cupcake em duas situações:
• Antes da existências das fôrmas para cupcakes, os bolos eram realmente assados em canecas/xícaras;
• O outro uso do nome cupcake refere-se a bolos cujos ingredientes eram medidos usando uma xícara, em vez de serem pesados.
Já no começo do século 21, uma tendência em lojas de cupcakes foi observada nos Estados Unidos. Algumas lojas, como a Magnolia Bakery, ganharam notoriedade ao aparecer em Sex and the City. Hoje em dia, há toda uma indústria voltada para eles.
Receitas
Uma receita padrão tem como base manteiga, açúcar, ovos e farinha. As variações ficam por conta do sabor da massa, do recheio e da cobertura. Quase toda receita de bolo pode ser usada para fazer um cupcake. Por conta do tamanho, assam bem mais rápido que um bolo comum.
O cupcake mais popular é o de baunilha com a cobertura de buttercream (leva manteiga e açúcar). Nos próximos posts, indicaremos uma receita básica com a qual você vai poder trabalhar (e fazer variações em cima dela).

Nenhum comentário:

Postar um comentário